Com produtividade estimada em 64,4 sacas por hectare, Minas Gerais recebe Rally da Safra para avaliar lavouras de soja

Duas equipes irão percorrer áreas na próxima semana

Com produtividade estimada em 64,4 sacas por hectare, Minas Gerais recebe Rally da Safra para avaliar lavouras de soja

O Rally da Safra estará em Minas Gerais a partir de quarta-feira, dia 22, para percorrer as regiões Sul, Noroeste e o Triângulo Mineiro, avaliando lavouras de soja. Uma das equipes irá focar o trabalho no Sul de Minas Gerais e Triângulo visitando lavouras nas cidades do entorno de Varginha, Formiga, Patos de Minas e Uberlândia, encerrando a etapa novamente em Franca, no domingo, dia 26. Outra equipe estará no Noroeste de Minas Gerais na região de Unaí.

As ótimas condições das lavouras levaram a Agroconsult, organizadora do Rally, a revisar a produtividade no estado de 63,3 sacas por hectare (no início de janeiro) para 64,5 sacas por hectare. No Mato Grosso, a produtividade, antes estimada em 60 sacas por hectare, foi revista para 63,5 sacas por hectare (com o acréscimo de 2,8 milhões de toneladas). Já no Mato Grosso do Sul, a produtividade saiu de 59,5 para 62 sacas/hectare (mais 0,6 milhão de toneladas). Entre Minas Gerais e a região conhecida como MAPITO-BA (formada pelo Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia) a produção foi reajustada em 1,4 milhão de toneladas.

O excelente desempenho da maioria dos estados produtores, porém, não foi suficiente para cobrir as perdas causadas pelo clima no Rio Grande do Sul, onde a seca levou a uma queda de 5,2 milhões de toneladas nas estimativas de produção. Diante desse cenário, a Agroconsult revisou a safra brasileira para 153 milhões de toneladas, 400 mil toneladas abaixo das projeções iniciais. Ainda é um volume 18,4% acima da temporada 21/22, reforçando a perspectiva de uma grande safra.

“Na maior parte das regiões, as lavouras tiveram bom desenvolvimento em cenário de clima favorável. Nossos técnicos detectaram maior peso de grãos e aumento no número de grãos por hectare”, afirma André Debastiani, coordenador do Rally da Safra. A estimativa de produtividade média para a safra brasileira passou de 59,2 para 58,8 sacas por hectare.

Desde 9 de janeiro mais de 21 mil quilômetros foram percorridos por dez equipes do Rally da Safra. O trabalho de campo dos técnicos nas próximas semanas será fundamental para produzir informações mais precisas sobre a produção brasileira de soja. No total, 28 equipes percorrerão cerca de 60 mil quilômetros visitando mais de 1.500 lavouras em 12 estados. A expedição técnica chega à 20ª edição, com mais de um milhão de quilômetros percorridos e 32 mil lavouras avaliadas nas 19 edições anteriores.

Dezessete equipes do Rally da Safra estarão em campo até o dia 04 de abril para avaliar lavouras de soja. Quatro equipes farão visitas técnicas aos produtores entre abril e maio. Outras seis percorrerão as lavouras de milho segunda safra em maio e junho. O levantamento ocorre durante a fase de desenvolvimento das lavouras e colheita e os técnicos percorrerão polos produtores em 12 estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Bahia, Maranhão, Piauí e Tocantins, que respondem por 95% da área de produção de soja e 72% da área de milho.

Nesta edição, o Rally estará presente nos principais eventos do agronegócio: ExpoDireto, em Não-Me-Toque (RS); Show Safra, em Lucas do Rio Verde (MT), e Tecnoshow Comigo, em Rio Verde (GO). Técnicos visitaram, neste mês, a Show Rural, em Cascavel (PR). Patrocinam a 20ª edição do Rally da Safra: FMC, Prometeon, OCP Brasil, Santander e SoyTech.

O trabalho das equipes e o roteiro completo da expedição poderão ser acompanhados pelo http://bit.ly/RallyRedesSociais

COMPARTILHE NO:

+ VEJA TAMBÉM