Testes genéticos conseguem identificar predisposição a doença Celíaca e a intolerância ao Glúten
Engana-se quem acredita que as causas dessas duas doenças sejam iguais

Postado em: 28/04/2021
O glúten é uma proteína encontrada no trigo, cevada, centeio e outros derivados. Entre eles, o trigo é um dos compostos mais consumidos mundialmente e, para algumas pessoas, está presente em todas as refeições diárias.
As pessoas que não conseguem processar essa proteína possuem a doença celíaca ou possuem intolerância ao glúten.
DOENÇA CELÍACA
É uma doença no qual possui uma reação imunológica ao glúten. Isso ocasiona uma inflamação no intestino e pode levar algumas complicações de saúde, principalmente fatores ligados à desnutrição.
Os principais sintomas nas pessoas celíacas são: barriga estufada, diarreia, perda de peso, gases e entre outros. O tratamento apenas funciona com a suspensão do consumo de alimentos com glúten.
INTOLERÂNCIA AO GLÚTEN
É também conhecida como sensibilidade ao glúten não-celíaca. Apresenta características semelhantes à doença celíaca, porém os testes para identificar a presença de anticorpos são negativos e a biópsia intestinal é normal. Esse caso é decorrente da má digestão do glúten, onde essa condição está presente entre 6 a 10% da população.
Os sintomas da intolerância ao glúten são: gases, distensão abdominal, dores e diarreia. Assim como na doença celíaca, o melhor tratamento é a retirada do glúten da dieta.
O Núcleo Laboratório, de forma inovadora, trouxe para Patrocínio o exame genético capaz de diagnosticar com total segurança a presença ou a predisposição para a intolerância ao glúten e à doença celíaca.
COMO O HLA DQ2 E DQ8 E O TESTE GENÉTICO DE DOENÇA CELÍACA SÃO REALIZADOS?
• Uma amostra de sangue sem preparo
• É feita a detecção dos alelos HLA-DQ2 e HLA-DQ8
• Auxilia na exclusão do diagnóstico da doença celíaca
• Praticidade para crianças e adultos
• A sensibilidade e a especificidade analíticas do teste são maiores que 99%