Vereadores protocolam pedido de afastamento do Presidente da Câmara Municipal de Patrocínio
A inciativa aconteceu após Valtinho ir contra o Regimento Interno e não colocar o Projeto de reajuste salarial dos vereadores e servidores em votação.
Postado em: 14/12/2021
Após a conturbada Reunião Ordinária desta terça-feira, 12 dos 15 vereadores da Câmara Municipal de Patrocínio se reuniram e decidiram solicitar a destituição do Presidente da Casa, Valtinho do Jandaia.
O documento protocolado na tarde desta terça-feira (14/12) relata que, após o vereador Natanael Diniz usar a prerrogativa prevista no Regimento Interno (art.197, inciso III, da Resolução nº55, de 11 de julho de 2017), o mesmo solicitou que os projetos de lei nº345/2021 e 346/2021 que concediam revisão geral anual sobre a remuneração dos vereadores e servidores da Câmara Municipal fossem votados em Regime de Urgência, os quais continham 8 assinaturas dos demais parlamentares.
O pedido de destituição - assinado pelos vereadores Raquel Rezende, Eliane Nunes, Natanael Diniz, Roberto Margari, Leandro Caixeta, Panxita, Chiquita, Carlão, Odirlei Magalhães, Prof. Alexandre, Salitre e Adriana de Paula - leva em conta que o Presidente Valtinho do Jandaia agiu de forma arbitrária dizendo que não submeteria os pedidos de urgência à votação e que os mesmos seriam apenas apresentados e submetidos à comissões para melhor análise.
De acordo com os vereadores que protocolaram o afastamento de Valtinho, ele atentou contra o Regimento Interno, dificultando e impedindo o livre exercício dos mandatos dos vereadores, bem a liberdade democrática, pois de forma unilateral, tomou a decisão de não submeter os projetos para votação.
