World of Coffee contará com lotes de cafés especiais da nova safra produzidos no Cerrado Mineiro

Expocacer e produtores estarão presentes em um dos principais eventos da Europa.

World of Coffee contará com lotes de cafés especiais da nova safra produzidos no Cerrado Mineiro

A colheita do café no Cerrado Mineiro iniciou há alguns dias e a qualidade dos grãos da nova safra serão conferidos em uma das principais feiras da Europa, a World of Coffee, que acontece nos próximos dias 27, 28 e 29 de junho.

Em uma iniciativa conjunta com a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), a Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer) vai apresentar um portfólio diversificado, com o objetivo de promover a primeira Denominação de Origem de Cafés do Brasil, o Cerrado Mineiro, e os 40 lotes de cafés especiais produzidos por seus cooperados.

A Expocacer estará juntamente com cooperativas e produtores de outras regiões com Indicação Geográfica do Brasil, que serão representados com os melhores cafés, mostrando a diversidade sensorial do país através desses terroirs, processos e diferentes cultivares.

A BSCA, em parceria com as regiões com indicação geográfica, apresentará os cafés dessas regiões no Brew Bar do estande do projeto setorial "Brazil. The Coffee Nation", um projeto da BSCA com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil)”, explica Vinicius Estrela, Diretor Executivo da BSCA.

A World of Coffee será realizada em Copenhagen, na Dinamarca, e contará com cafeicultores, torrefadores, dealers (revendedores), clientes, importadores e representantes das principais origens do globo, disponibilizando aos participantes uma programação que inclui campeonatos mundial do café e de concorrência de novos produtos que serão avaliados pela qualidade e valor para a indústria de cafés especiais; premiações de design de marca e embalagem de café; salas de cupping; espaço inclusivo para intercâmbio de conhecimentos e contatos dentro da indústria do café; palestras; salas exclusivas para compradores de varejo; além de oficinas.

Durante o evento, a Expocacer e seus cooperados estarão presentes oferecendo rodadas de cuppings dos lotes, possibilitando assim que os visitantes da feira conheçam os cafés e os produtores.   

A World of Coffee não apenas celebra a excelência do café, mas também representa uma oportunidade única de compartilhar e apreciar o trabalho dedicado de nossos cooperados”, destaca a Gerente de Cafés Especiais da Expocacer, Sandra Moraes.

De acordo com a pesquisa realizada pela Brainy Insights, que avaliou o avanço do consumo global com dados a partir de 2021, a Europa é um importante polo para os cafés especiais, com participação de 46,21% da receita registrada no mesmo ano. O continente europeu é também o principal destino das exportações do Brasil, representando mais de 50% dos embarques.

Na Expocacer, a maior cooperativa exportadora de cafés do Sistema Região Cerrado Mineiro, a Europa representa cerca de 30% da destinação de cafés especiais da cooperativa.

O mercado europeu é um dos principais compradores de cafés dos produtores da Expocacer. É um mercado alinhado com os produtos que a cooperativa tem a oferecer, que tem como pilares a qualidade dos grãos e as práticas sustentáveis na produção”, completa a Gerente de Cafés Especiais da Expocacer, Sandra Moraes.

De acordo com a BSCA, o mercado brasileiro de cafés especiais é promissor, com crescimento de cerca de 15% ao ano e tem como diferencial atributos exclusivos com a diversidade, qualidade, origem (rastreabilidade) e práticas sustentáveis.

 

ASCOM EXPOCACER – Por Anna Lívia Leal

COMPARTILHE NO:

+ VEJA TAMBÉM

Expocacer lança o primeiro café industrializado com produção verificada de baixo carbono

Expocacer lança o primeiro café industrializado com produção verificada de baixo carbono

HC Patrocínio recebe doação de mais de R$ 9 mil do Festival de Cultura

HC Patrocínio recebe doação de mais de R$ 9 mil do Festival de Cultura

Coopa realiza palestra sobre

Coopa realiza palestra sobre "Combate à Violência Contra a Mulher"

Sociedade de mobiliza para implantar Banco de Sangue em Patrocínio

Sociedade de mobiliza para implantar Banco de Sangue em Patrocínio