Descubra Monte Verde: a Europa das Minas Gerais.
A pequena cidade serrana com ar europeu, localizada no Sul de Minas, tem vários horeis e roteiros bem charmosos
Postado em: 21/03/2022
Todo mundo conhece aquele antigo ditado “Santo de Casa não faz Milagre” né, então… isso também acontece quando o assunto é viagem. A maioria das pessoas acredita que para fazer uma boa viagem tem que ser pra praia. Mas, nosso Estado também tem seu valor e com uma vantagem: não precisamos pegar nenhum voo pra chegar até um desses lugares, podemos ir de carro mesmo. Quero falar pra vocês, na COLUNA esta semana, sobre Monte Verde, uma pequena cidade serrana com ar europeu, localizada no Sul de Minas, a 736 km de nossa cidade.
A cidade é pequena, são apenas 4136 habitantes, com capacidade para receber outras 4000 pessoas distribuídas em 200 estabelecimentos distribuídos entre hotéis e Pousadas, alguns com foco em receber casais e outros com foco em famílias.
O que você vai fazer em Monte Verde?
As principais opções de lazer em Monte Verde são as belezas naturais da região: o turismo ecológico e outras práticas esportivas ligadas à natureza são as grandes atrações locais. São trilhas com mirantes e lindas vistas da Serra da Mantiqueira, passeio de quadriciclos, passeios à cavalo, tirolesa e até uma pista de patinação no gelo. Mas se você está mais pra calmaria e só quer relaxar, você pode curtir o centrinho de Monte Verde e aproveitar a culinária local, que vamos combinar, é muito mais que a velha e boa comida mineira.
Avenida Monte Verde
Coração da cidade, fica apinhado de gente nos fins de semana, principalmente, na época do inverno. Há lojas de roupas, perfumarias, docerias, bares, restaurantes e agências de passeios.
Parque Ecológico Verner Grinberg
Reúne trilhas bem sinalizadas de diferentes graus de dificuldade. Uma das mais procuradas é a da Pedra Redonda: com 900 metros e um trecho íngreme que requer mais esforço no fim, leva até o alto de um pico a 1.990 m de altitude, do qual desponta panorâmica sensacional das montanhas verdes. As trilhas da Pedra Partida, do Chapéu do Bispo, do Platô e do Pico do Selado também são famosas.
Entrada gratuita.
Patinação no gelo
A pequena pista fica aberta o ano todo. Instrutores treinados dão todas as dicas para iniciantes se arriscarem no esporte, e quem já sabe patinar pode levar os próprios patins e se divertir.
Aberta de segunda a sexta das 13h às 18h, sábado das 10h às 20h, domingo das 10h às 18h, R$ 40, meia hora
Esportes radicais
Tem para todos os gostos de aventureiros: o circuito da Fazenda Radical, por exemplo, oferece tirolesa, tours de quadriciclo e moto, parede de escalada de 8 metros e arvorismo com 110 metros com trechos na mata. Já a Multisport Mantiqueira organiza passeios de boia-cross no Rio Jaguari e tours de montain bike. Quem preferir cavalgar pode chegar na Pousada dos Marchadores: há passeio de 2 horas diariamente das 12h às 14h por R$ 120.
Chocolates Gressoney
A fábrica de Chocolates Gressoney de 1978 produz mais de 100 tipos de chocolate. O carro-chefe são as prímulas, espécie de alfajor fofinho e recheado com doce de leite.
Cervejaria Fritz
A rede tem 20 outras unidades, mas começou em Monte Verde por inciativa do alemão Jõrg Franz Schwabe, em 1993. Ali são fabricados 5 tipos de cervejas num bonito espaço entre a Mata Atlântica. De quarta a sexta a partir das 19h e aos sábados a partir das 13h visitantes podem participar de tours guiados pela produção, com uma bebida de presente no fina
Se você ainda não conhece Monte Verde, pode colocá-la na sua linda, com certeza você vai se apaixonar por esta charmosa cidade. No próximo post vamos indicar 2 hotéis super charmosos e românticos para casais e um para os casais com filhos. Não perca!!
Lilian Kelly - Geotour Viagens e Turismo
