Expocaccer comemora o Mês da Mulher com Workshop Elas no café exclusivo para colaboradoras.

Cooperativa promoveu uma manhã de curso sobre os principais processos que envolvem a cadeia produtiva do café

Expocaccer comemora o Mês da Mulher com Workshop Elas no café exclusivo para colaboradoras.

Em celebração ao mês que é comemorado o Dia Internacional da Mulheres, a Expocaccer realizou o Workshop Elas no Café exclusivamente para suas colaboradoras.

O curso, que é tradicionalmente promovido para cooperadas, esposas, filhas e netas de cooperados aconteceu exclusivamente para colaboradoras da Expocaccer no último sábado (04), durante toda manhã, e reuniu 30 colaboradoras que se aprofundaram sobre o tema café: desde a história, classificação física dos grãos, análise sensorial da bebida nas metodologias COB (Classificação Oficial Brasileira) e SCA (Specialty Coffee Association).

De acordo com a Q-Grader da cooperativa, Rosângela Soares, o evento possibilitou o compartilhamento de conhecimento entre as colaboradoras de todos os setores da cooperativa, além da prática nos processos que envolvem os cafés na pós-produção. “Elas conheceram de perto a cadeia produtiva do café e suas etapas. É muito importante que elas entendam sobre o produto que a Expocaccer oferece ao mercado. Acreditamos que com colaboradoras capacitadas a cooperativa oferecerá serviços com melhor qualidade, adequados, atendendo cada vez mais as necessidades dos nossos produtores e cooperados”.

O curso foi um presente da Expocaccer para todas colaboradoras, a pedido delas. Cada uma de nós desempenhamos atividades ligadas direta ou indiretamente ao café e sempre há uma curiosidade de saber mais sobre o produto, especialmente como acontece o trabalho na prática. Isso foi o que nos motivou a realizar o Workshop Elas no Café que se originou com as nossas cooperadas”, explica a Coordenadora de Recursos Humanos da cooperativa, Nayhara Silva.


Foram mais de 5 horas de curso e o resultado foi um sucesso entre as participantes.

Para mim, o curso foi uma ótima oportunidade para conhecer sobre classificação e degustação, que são áreas que já tinha interesse em aprender, saber como identificar um café de qualidade e como identificar os defeitos de uma amostra, pontuando de acordo com cada metodologia”, declara a assistente de Marketing da Expocaccer, Lavínia Fernandes Gonçalves.

O workshop faz parte do calendário de eventos do Programa Elas no Café da Expocaccer que existe há mais de 7 anos e este ano foi iniciado em fevereiro, com uma semana de capacitação voltada para cooperadas, e que teve na sua programação em fevereiro uma palestra sobre a força feminina no agronegócio.  

O Elas no Café prevê ainda a realização do lançamento dos cafés de 6 produtoras, premiados no Festival Elas no Cerrado Mineiro, durante a Semana Internacional do Café 2022, e uma missão especial ao Sul de Minas.  

 

ASCOM Expocaccer – Por Anna Lívia Leal

COMPARTILHE NO:

+ VEJA TAMBÉM

Patrocinense conquista título de Miss Brasil Sudeste Teen 2026 em concurso nacional

Patrocinense conquista título de Miss Brasil Sudeste Teen 2026 em concurso nacional

Expocacer fortalece presença internacional com embarques de café sustentável do Cerrado Mineiro

Expocacer fortalece presença internacional com embarques de café sustentável do Cerrado Mineiro