Expocaccer fortalece sua política de desenvolvimento sustentável

Cooperativa reuniu departamentos estratégicos para alinhamento e diretrizes sobre qualidade ambiental, social e governança

Expocaccer fortalece sua política de desenvolvimento sustentável

Ratificando o compromisso com a sua política de desenvolvimento sustentável, a Expocaccer reuniu diretores e agentes de alguns dos seus departamentos estratégicos para apresentação e diretrizes das ações ligadas às práticas sustentáveis.  

Às vésperas do seu aniversário de 28 anos, que será comemorado no próximo sábado (04/09), a Expocaccer anunciou o fortalecimento de suas ações de promoção da qualidade ambiental, social e de governança (ESG) promovidas ao longo da história da cooperativa.

O ESG (Environmental, Social and Governance), sigla inglesa para o conjunto de padrões e boas práticas que tem como objetivo verificar se a operação de uma empresa é socialmente sustentável e corretamente gerenciada surgiu de um pacto global da Organização das Nações Unidas (ONU) como uma forma de promover a integração de fatores sustentáveis nas organizações.

Durante a reunião os colaboradores atualizaram-se sobre as práticas ESG da Expocaccer e reforçaram o seu compromisso na divulgação e aplicação das ações junto aos seus operadores e com todos os seus públicos. Com isso a Expocaccer espera promover uma percepção integral e ampla sobre a importância da sustentabilidade, em todos os seus pilares, especialmente nos mercados onde atua.

O espírito cooperativista se confunde com a própria agricultura, pois a coletividade e a soma de esforços são o que propicia o progresso sustentável. Esse espírito está presente na Expocaccer, numa cooperativa de cafeicultores pioneiros na Região do Cerrado Mineiro. As práticas ESG são uma realidade na cooperativa desde a sua fundação. O que estamos fazendo agora é fundamentando-as com os objetivos de desenvolvimento sustentável para fortalecermos conscientemente as nossas ações”, destacou o Diretor Superintendente da Expocaccer, Simão Pedro de Lima. 

Recentemente a Expocaccer ampliou a sua área de sustentabilidade, associando-a com o setor de planejamento estratégico da cooperativa com a finalidade de fortalecer suas ações sustentáveis de curto, médio e longo prazo. Para isso, a cooperativa considerará o seu mercado de atuação e o perfil dos cooperados, comunidade, parceiros e clientes, afim de estabelecer efetivamente sua conduta para alcance dos resultados esperados.  

A preservação do meio ambiente faz parte dos princípios cooperativistas, que têm como fundamento a manutenção dos recursos disponíveis e ativos alinhados às necessidades individuais e coletivas dos seus públicos. 

De acordo com o Gerente do Departamento de Estratégia e Desenvolvimento Sustentável da Expocaccer, Paulo César Ferreira, é importante que a atitude sustentável e consciente na cooperativa seja iniciada por meio de profissionais dispostos e preparados para tal. 

 

Atualmente, a cooperativa atua ativamente junto a órgãos como o Instituto Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo (Inpacto) e o Cecafé (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil) que dispõem de Códigos de Conduta e Ética sobre práticas inaceitáveis por parte de seus associados, demonstrando assim o comprometimento dos cafeicultores com as questões socioambientais.

A Expocaccer também possui um Código de Ética e Conduta próprio, que é aplicado aos seus cooperados, clientes e fornecedores. Em consonância com os fundamentos da dignidade da pessoa humana, o documento instrui e exige o cumprimento das boas práticas agrícolas.

No Comitê de Responsabilidade Social e Sustentabilidade do Conselho Nacional do Café (CNC), a Expocaccer vem promovendo diálogos com stakeholders da cadeia produtiva da cafeicultura no intuito de aperfeiçoar os instrumentos de controle para os projetos desenvolvidos na cooperativa.

Membro da Plataforma Consórcio Cerrado da Águas, a Expocaccer vem colaborando junto a outras organizações para o fomento à preservação de nascentes, reflorestamento de áreas, reciclagem de embalagens e produtos utilizados no manejo da lavoura na Região do Cerrado Mineiro. Considerado um marco para o desenvolvimento ambiental da Região do Cerrado Mineiro, o Consórcio Cerrado da Águas visa promover a prevenção e a realização de ações concretas para erradicação dos riscos ocasionados pelas mudanças climáticas no local.


FOTO: Diretores e colaboradores da Expocaccer em reunião de apresentação e diretrizes das ações ligadas às práticas sustentáveis.  


ASCOM – Expocaccer 

COMPARTILHE NO:

+ VEJA TAMBÉM

Presidente do Conselho da Comunidade Execução Penal de Patrocínio apresenta projeto “Escritório Social”

Presidente do Conselho da Comunidade Execução Penal de Patrocínio apresenta projeto “Escritório Social”

Expocacer é homenageada com Medalha e Diploma de Mérito Legislativo

Expocacer é homenageada com Medalha e Diploma de Mérito Legislativo

Vergonhoso: CAP não paga taxas de arbitragem e quadro móvel da partida e foi declarado derrotado

Vergonhoso: CAP não paga taxas de arbitragem e quadro móvel da partida e foi declarado derrotado

Mulheres são homenageadas na Câmara, em sessão solene

Mulheres são homenageadas na Câmara, em sessão solene