Indústrias de café têm até julho para adequar as embalagens

Instituto de Embalagens acredita que essa mudança é essencial na orientação dos consumidores.

Indústrias de café têm até julho para adequar as embalagens

De acordo com uma pesquisa do Instituto Agronômico em parceria com o Instituto Axxus e a Universidade Estadual de Campinas, 97% da população nacional consome a bebida. E para melhorar as informações na embalagem do café, a indústria tem até julho de 2024 para se adequar à portaria do Ministério da Agricultura que prevê mudanças nas embalagens de café torrado.

A regra entrou em vigor em janeiro de 2023, mas as marcas ganharam 18 meses para se adequar. O prazo está terminando e grande parte das empresas ainda precisam se adequar às novas recomendações. O objetivo é monitorar a qualidade do produto entregue aos consumidores, assim, os novos rótulos buscam garantir a qualidade do café torrado.

Algumas mudanças poderão ser percebidas diretamente pelo consumidor, já que estarão expostas nas embalagens, como: o tipo de café, o ponto de torra e os padrões mínimos de cafeína (quando descafeinado), extrato aquoso e a nota de qualidade global da análise sensorial oficialmente estabelecidos.

E como isso impacta o consumidor? Na análise da diretora do Instituto de Embalagens, Assunta Napolitano Camilo, as alterações nas embalagens são importantes para melhor direcionar o consumidor. “A rotulagem de embalagens de café desempenha um papel essencial na orientação dos consumidores, fornecendo informações sobre a origem, qualidade, frescor e características nutricionais do produto, permitindo que façam escolhas de acordo com suas preferências e necessidades individuais”, destaca a diretora.

Os consumidores estão cada vez mais interessados na história por trás do café que consomem. A nova rotulagem das embalagens é uma oportunidade para explorar o design para destacar a origem do café, incluindo informações sobre a região de cultivo, fazenda ou cooperativa, e as histórias por trás da produção.

COMPARTILHE NO:

+ VEJA TAMBÉM

Alterações no Código de Trânsito Brasileiro começam a valer a partir do dia 12 de abril

Alterações no Código de Trânsito Brasileiro começam a valer a partir do dia 12 de abril

Bolsonaro sanciona isenção de imposto de carros para motoristas profissionais e PCD

Bolsonaro sanciona isenção de imposto de carros para motoristas profissionais e PCD