Patrocínio torna-se autossustentável na produção de ovos
A produção local do município supre toda a demanda da população
Postado em: 10/06/2025
Uma conquista silenciosa, mas altamente significativa para a economia e segurança alimentar local: o município de Patrocínio acaba de atingir um marco que merece ser celebrado. Com uma população estimada em 100 mil habitantes e um consumo médio de 269 ovos por pessoa ao longo de 2024, o município alcançou a auto sustentabilidade na produção de ovos.
O feito é impulsionado, principalmente, pela Avícola Crista Vermelha, uma das maiores e mais eficientes granjas da região, que produz diariamente cerca de 95 mil ovos. Isso representa mais de 34,6 milhões de ovos por ano, superando com folga o consumo anual da população, que gira em torno de 26,9 milhões de unidades.
"Produzir mais do que se consome é um sinal claro de força produtiva e organização. Além de abastecer toda a cidade, temos ainda um excedente de cerca de 7,8 milhões de ovos por ano, que podem ser comercializados para outros municípios e estados", destaca um dos sócios da avícola, Fabrício Abílio.
A Avícola Crista Vermelha utiliza o slogan “ Orgulho de ser Patrocinense” e não só se orgulha como trabalha incansavelmente para produzir ovos de qualidade. “Não é apenas um ovo, é o nosso ovo", ressalta Fabrício.
Além do orgulho local, esse dado reforça o papel de Patrocínio como um polo de referência no agronegócio mineiro. A conquista mostra que, mesmo em um cenário nacional de desafios logísticos e alimentares, a cidade é capaz de garantir o abastecimento de um dos itens mais importantes da dieta do brasileiro: o ovo.
A Prefeitura de Patrocínio e as entidades ligadas ao setor agropecuário comemoram o feito, que representa mais do que autossuficiência: é geração de emprego, renda, segurança alimentar e desenvolvimento sustentável.
