Safra de grãos em Minas Gerais deverá crescer 6,5% em relação a 2024

Produtores buscam mais tecnologias e iniciativas que aumentem a produtividade das lavouras

Safra de grãos em Minas Gerais deverá crescer 6,5% em relação a 2024

Para que a presença de grãos, como o arroz e feijão, esteja sempre na mesa dos mineiros, é essencial que as etapas de plantio, colheita e distribuição no campo ocorram com sucesso. Uma boa notícia é que, em 2025, as perspectivas para a safra de grãos em Minas Gerais apontam um crescimento de 6,5% em relação a 2024.

Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) mostram que a safra mineira de grãos 2023/2024 registrou uma produção total de 16,1 milhões de toneladas, em uma área de 4,3 milhões de hectares, com produtividade de 3.773 quilogramas por hectare. Para 2025, a estimativa é que a produção alcance 17,1 milhões de toneladas, com produtividade de 4.019 quilogramas por hectare. Somente a produção de soja deverá atingir 8,6 milhões de toneladas, em uma área cultivada estimada em 2,3 milhões de hectares.

Soja, feijão, arroz, milho, trigo e outros grãos integram a lista de cultivos que estão sendo plantados ou que se encontram em fase de enchimento e maturação no início deste ano. Em geral, a safra ocorre entre outubro e março, podendo haver segundos ou até terceiros plantios após esse período, mas nestes casos, os produtores recorrem a alternativas como a irrigação para garantir a colheita mesmo em períodos de pouca chuva.

O superintendente de Inovação e Economia Agropecuária da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Feliciano Nogueira, ressalta que a estimativa de produtividade para a safra 2025 pode variar ao longo do ciclo produtivo.

A busca por mais produtividade é justamente o foco da produtora Josiani Moraes da Silva, proprietária da Fazenda Santa Cruz, em Paraguaçu, no Sul de Minas. Josiani, que cultiva soja, milho e café, adota diversas estratégias para melhorar o rendimento de suas lavouras.

Fazemos rotação de culturas para melhorar o solo. Nossa plantação de milho atual na mesma área tem a função de deixar a palhada na terra, o que deixa o solo mais rico e com mais nutrientes para que a próxima safra de soja seja ainda mais produtiva", explica.

 

 

COMPARTILHE NO:

+ VEJA TAMBÉM

Governo de Minas acompanha início da nova operação da BR-262, conhecida como Rota do Zebu

Governo de Minas acompanha início da nova operação da BR-262, conhecida como Rota do Zebu