Seminário do Café se prepara para a 33ª edição

O evento acontece nos dias 12 e 13 de novembro, na Arena Cerrado

Seminário do Café se prepara para a 33ª edição

O município de Patrocínio (MG), o maior em produção de café do Brasil, recebe, nos dias 12 e 13 de novembro, o 33º Seminário do Café, um dos encontros mais tradicionais da cafeicultura da Região do Cerrado Mineiro. O evento acontecerá na Arena Cerrado, localizada no Parque de Exposições Brumado dos Pavões, reunindo produtores, técnicos, cooperativas, empresas, instituições de pesquisa e representantes do setor em dois dias de intensa programação.

Com o tema “Tradição que se transforma”, o Seminário propõe uma imersão nos desafios e oportunidades que moldam o presente e o futuro do agronegócio. A programação inclui painéis técnicos, experiências de campo, oportunidades de negócios, lançamento de tecnologias e momentos de relacionamento. Além disso, os visitantes estarão em contato direto com as empresas patrocinadoras e expositoras, que apresentarão soluções e condições comerciais exclusivas durante o evento. A realização acontece no momento em que os produtores já se preparam apara a safra futura, tendo em vista à floração das lavouras, possibilitando melhor planejamento e investimentos.

 
Entre os painéis confirmados, estão temas de grande relevância para o produtor rural, como os impactos da reforma tributária no agronegócio, o uso de ciência e dados na irrigação inteligente, a fisiologia do cafeeiro frente às mudanças climáticas, o comportamento do mercado de café e o futuro da cafeicultura brasileira.

 
O evento contará com a presença de nomes reconhecidos no agronegócio, como Marcos Antônio, da Rural Clima, que falará sobre previsões climáticas; Gil Barabach com cenário e perspectivas do mercado de café; Hudson Lima, Diretor de Consultoria Tributária da Lacerda Diniz Machado; Sidneia Fernandes, especialista em Direito Tributário e contadora; Prof. Dr. Cláudio Pagotto Ronchi, pesquisador da UFV; Rodrigo Willian Gomes, Head Comercial Regional da iCrop; Simão Pedro de Lima, Diretor-Presidente Executivo da Expocacer; Alê Delara, fundador da Pine Agronegócios; João Cruz Reis que abordará sucessão estratégica; João Paulo Felicori falará sobre clones de café arábica, Robson Maurício trará informações sobre investimento em citrus como alternativa para áreas de geadas. A programação ainda conta com pesquisadores da Fronterra e da C3 Consultoria que compartilharão conhecimento com produtores em mesas redondas. 

 
Palco de interação, valorização e conexões
 
Complementam a programação o Espaço de Negócios com estandes e condições comerciais exclusivas, o 7º Encontro Mulheres que Inspiram o Cerrado, que acontece no dia 12 de novembro com uma programação exclusiva valorizando a trajetória das mulheres do café da Região do Cerrado Mineiro e o 7º Prêmio Produtividade Café ACARPA.

 
A Comenda Alysson Paolinelli, dedicada a homenagear cafeicultores que contribuem para a evolução e fazem parte da história de sucesso da cafeicultura da Região do Cerrado Mineiro, será concedida ao cafeicultor, Ricardo dos Santos Bartholo.
 
A área externa, nos gramados do Parque de Exposições, receberá exposição de máquinas e tecnologias consolidando o local como ambiente de negócios.

 
Plataforma para informações e credenciamento
 
O Seminário 2025 será exclusivo para produtores rurais e empresas parceiras. O acesso dos produtores ocorrerá por convites disponibilizados pelas empresas expositoras, garantindo um público qualificado e ampliando as oportunidades de negócios e relacionamento.

 
Para saber mais sobre os convites e o acesso à programação completa, a ACARPA, disponibilizou uma plataforma exclusiva: www.seminariodocafe.com.br . Por ela é possível acompanhar as novidades e obter as informações.

 
A ACARPA (Associação dos Cafeicultores de Patrocínio), organizadora do evento, destaca que o Seminário tem como propósito promover conhecimento, fortalecer conexões e impulsionar a sustentabilidade na cafeicultura regional. “O produtor é o centro de tudo. Nosso objetivo é oferecer um espaço onde ele se sinta valorizado, informado e preparado para os novos desafios do campo”, afirma Osvaldo Ninin, presidente da ACARPA.

 
Parcerias que transformam e fortalecem a tradição
 
Para a realização do evento, grandes marcas e entidades se uniram à ACARPA como patrocinadoras e se preparam para receber os produtores, são elas: Biofértil, Prefeitura Municpal de Patrocínio; Sicoob Coopacredi; 4 Folhas; Solo Vivo; Agrocafé; Banco do Brasil; Cimoagro; Ecobility; Expocacer / Dulcerrado; Floema; LS Tractor / Olimaquinas; Maqnelson; Motominas; Onnet; Oxbo; Park Máquinas; Regional Tratores; Sagra; Sebrae; TL Máquinas; Veloso Green Coffee; Inova Agronegócios; Bioturfa; Mapa Dados Estratégicos; Hortsoy; Corgo Coffee; Valoriza. Como apoiadoras, o evento conta com: F5; ICrop; Sacoman Paisagismo; Diversão Park e Restaurante Recanto.
 
 

COMPARTILHE NO:

+ VEJA TAMBÉM

DIA D contra a Dengue será realizado em Patrocínio

DIA D contra a Dengue será realizado em Patrocínio

Produtores do Patrocínio conquistam Golden Cup Brasil durante a SIC 2025

Produtores do Patrocínio conquistam Golden Cup Brasil durante a SIC 2025

Fazenda São Mateus, da Região do Cerrado Mineiro, conquista Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy

Fazenda São Mateus, da Região do Cerrado Mineiro, conquista Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy

NAF do Unicerp realizará gratuitamente a declaração anual simplificada para os MEIs

NAF do Unicerp realizará gratuitamente a declaração anual simplificada para os MEIs