Seminário sobre Cafeicultura Orgânica será realizado pela Expocaccer

Evento irá compartilhar informações e experiências sobre a produção de cafés orgânicos

Seminário sobre Cafeicultura Orgânica será realizado pela Expocaccer

Embora represente um número ainda tímido em relação à cafeicultura no país, a produção orgânica vem ganhando cada vez mais força nas lavouras brasileiras. Levantamentos apresentados em fevereiro deste ano pela Organis (Associação de Promoção dos Orgânicos) indicam que o consumo de orgânicos no Brasil teve um crescimento de cerca de 30% em relação a 2019. A projeção é de que em 2021 haja um crescimento de 10%.

Com públicos de compradores e consumidores cada vez mais exigente sobre a importância da sustentabilidade em todos os seus níveis: ambiental, social e econômico, os cafeicultores do Cerrado Mineiro vêm acompanhando a movimentação e aumentando os investimentos na produção de cafés orgânicos.

Essa realidade motivou também a Expocaccer que recentemente conquistou a certificação orgânica com selos brasileiro, europeu, americano e Japonês, possibilitando que os cafés de seus cooperados atendam os padrões dos países mais exigentes do globo.

Acredito que a demanda por café orgânico só tende a crescer no mundo, principalmente nos próximos 10, 15 anos. Temos muitos cafeicultores que já produzem cafés orgânicos no Cerrado Mineiro e outros bastante interessados sobre o assunto. Em breve isso será bastante ofertado na Região”, ressalta o cooperado da Expocaccer e produtor de cafés orgânicos, Ricardo Bartholo.     

Na cafeicultura, os cafés chamados de “diferenciados”, ou seja, aqueles de qualidade superior ou que possuem certificado de práticas sustentáveis, representam 16,8% de todo o café nacional exportado. De acordo com o Cecafé (Associação dos Exportadores de Café do Brasil), em 2020, esses cafés foram responsáveis por gerar uma receita de US$ 834,6 milhões.

Com base nos indicadores, tendo em vista agregar ainda mais valor ao negócio de seus cooperados, a Expocaccer realizará no dia 10 de agosto, às 16h, o Seminário de Cafeicultura Orgânica. O evento tem como objetivo compartilhar informações e experiências na produção de cafés orgânicos. 

O Seminário de Cafeicultura Orgânica da Expocaccer é uma parceria com o Sebrae e será transmitido ao vivo pelo Youtube da cooperativa.

Dentre os temas a serem abordados estão: os custos na produção de cafés orgânicos; os desafios na produção; a produção após a geada; produtividade X gestão de custo; as tendências de mercado; os aspectos práticos para certificação; além do case de sucesso do produtor Gustavo Leonel, de Franca-SP, que compartilhará com os participantes suas experiências.   

 

Confira abaixo a programação completa do Seminário de Cafeicultura Orgânica da Expocaccer

- Custos de produção e desafios da cafeicultura orgânica na Região do Cerrado Mineiro, com Ricardo Bartholo, produtor de cafés orgânicos na Região do Cerrado Mineiro;
- Produtividade, controle biológico de pragas e doenças e métodos e manejos culturais de cafés orgânicos, com Celso Tomita, - Engenheiro Agrônomo DSc  e Diretor da TOMITA AgroÖikos – Tecnologia de Produção Agrícola Sustentável;
Níveis de preço e tendências de mercado para cafés orgânicos, com Patrick Griffin, cliente comprador de cafés especiais da Expocaccer;
- Certificação de café orgânico, com Agrogenius Consultoria.
- Case de sucesso: Gustavo Leonel, produtor de cafés orgânicos em Franca/SP;

 

ASCOM – Expocaccer 

COMPARTILHE NO:

+ VEJA TAMBÉM

Reuniões da Câmara terão abertura parcial de público

Reuniões da Câmara terão abertura parcial de público

Casos de hepatite caem em todo Estado e testagem mais que triplica

Casos de hepatite caem em todo Estado e testagem mais que triplica

Fique atento e saiba como fazer jejum para exames de sangue

Fique atento e saiba como fazer jejum para exames de sangue

Regionais de Saúde do Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de MG recebem 7º lote de vacina contra a Covid-19

Regionais de Saúde do Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de MG recebem 7º lote de vacina contra a Covid-19