Sociedade de mobiliza para implantar Banco de Sangue em Patrocínio
Com a criação do Banco de Sangue em Patrocínio será possível aumentar o número de doadores no município, beneficiando toda a região.
Postado em: 07/02/2022
A necessidade da instalação de um banco de sangue em Patrocínio está mobilizando os cidadãos e as instituições privadas com objetivo de mobilizar o poder público municipal e estadual e os órgãos responsáveis por esta implantação.
Hoje, quem quer fazer uma doação de sangue tem que ir à Patos de Minas ou a Uberlândia. De acordo com um dos responsáveis por essa mobilização, o jornalista Alex Guimarães, “não é de hoje que existe a necessidade de um banco de sangue aqui em Patrocínio, são muitos os que se dirigem à outras cidades para fazer esta doação. Sabemos ainda que a alta procura de doadores tem aumentado durante esse período de pandemia e, com o Hospital do Câncer crescendo, aumentará ainda mais essa demanda.”
Com a criação do Banco de Sangue em Patrocínio será possível aumentar o número de doadores de sangue no município e, consequentemente, os estoques de sangue dos hemocentros de toda a região, em parceria com os hospitais.
“Temos uma comunidade solidária e de grande interesse em auxiliar o próximo e isso já é um grande passo para essa conquista”, conclui Alex.
De acordo com o Dr. Gilberto Ramos, Hematologista e Hemoterapeuta da UFMG, responsável pelo setor Transfusional do Hospital Odilon Behrens e integrante da equipe do Hemominas no Estado, a montagem de um banco de sangue não é fácil. É necessário reunir um conjunto de pré-requisitos específicos para conseguir a autorização para montar um estabelecimento do tipo. Ele se comprometeu de reunir as informações necessárias para que isso aconteça em Patrocínio e colocar a equipe envolvida em contato com a direção do Hemonimas em Belo Horizonte!
