Inadimplência no agro ameaça investimentos

O impacto vai além da inadimplência individual.

Inadimplência no agro ameaça investimentos

A inadimplência no crédito rural chegou a 7,9% no primeiro trimestre de 2025, um recorde histórico que preocupa o setor financeiro e compromete a rentabilidade das carteiras de agro. O Banco do Brasil, maior financiador do setor, registrou no segundo trimestre a menor rentabilidade desde 2016, enquanto custos de produção mais altos, dificuldades de comercialização e incertezas internacionais, como tarifas dos EUA, pressionam produtores e exportadores de café, carnes e frutas.

O impacto vai além da inadimplência individual, limitando investimentos em tecnologia, irrigação, armazenagem e expansão de áreas produtivas, afetando fornecedores, transportadores e toda a cadeia produtiva. Essa restrição de crédito ameaça o desempenho do agronegócio e pode influenciar o PIB nacional, dado o peso do setor na economia.

Como alternativa, soluções de renegociação de dívidas têm ganhado espaço. Modelos especializados, como o da Studio Agro, permitem reduzir em média 34% da dívida existente e reorganizar contratos de crédito de acordo com o fluxo de caixa do produtor, evitando perdas de patrimônio e interrupção de atividades.

COMPARTILHE NO:

+ VEJA TAMBÉM

Senado vota nesta quarta projeto que proíbe desativação de hospitais de campanha

Senado vota nesta quarta projeto que proíbe desativação de hospitais de campanha

Safra de café do Brasil em 2024 é promissora, mas enfrenta desafios

Safra de café do Brasil em 2024 é promissora, mas enfrenta desafios