OIC aprova proposta de texto do Novo Acordo Internacional do Café
A iniciativa dá formalmente as boas-vindas ao setor privado global e abre discussões sobre o futuro do café

A Organização Internacional do Café (OIC) aprovou, em junho, proposta de texto do Novo Acordo Internacional do Café 2022. Com a decisão, a OIC da boas-vindas formalmente ao setor privado global para as principais discussões sobre o futuro do café, participando como membro afiliado.
A nova versão do documento global foi construída por um Grupo de Trabalho da Força-Tarefa Público-Privada do Café e inclui o setor privado na discussão e na formulação de soluções para aprimorar a condição de vida dos cafeicultores. É uma consequência da Resolução 465 da OIC, que trata da crise de preços do café.
A partir do novo Acordo, a OIC pode trazer todas as partes à mesa pela primeira vez e enfrentar os desafios por meio da cooperação internacional privada e pública, envolvendo seus governos membros, que representam 93% da produção mundial de café e 63% do consumo mundial. Hoje, o mundo bebe mais de 2 bilhões de xícaras de café por dia. O Brasil tem papel fundamental no mercado global, visto que de cada três xícaras consumidas no mundo, uma é do café produzido no Brasil.
A próxima reunião do Conselho da Organização Internacional do Café será de 3 a 7 de outubro de 2022, em Bogotá, Colômbia, momento em que o Acordo será assinado pelos seus membros.