Se viajar é trocar a roupa da alma, viajar pro Deserto do Atacama, no Chile, é trocar todo o guarda roupa da Alma.
Venha com a gente nessa aventura de tirar o fôlego!

Postado em: 27/06/2022
Esse lugar encantador, tem o dom de mexer com nosso íntimo de maneira única. É possível que você já tenha dito “mas o que eu vou ver numa região desértica?”. A região mais árida do mundo, com jeito de planeta Marte, possui uma beleza que chega a parecer miragem e possui uma energia abundante que você sente logo na chegada. Esse conjunto de coisas, torna esse lugar pra lá de especial. Vamos falar um pouco de como chegar e o que você vai fazer por lá.
A região pode ser visitada o ano todo. Eu prefiro o meio do ano pra poder ver o pico das montanhas e dos vulcões cobertos de neve. A temperatura durante a noite e parte da manhã chegou a 7 graus, na parte da tarde bem mais tranquilo, em torno de 15 graus. A umidade relativa do ar estava em 7%, andar com uma garrafa de água o tempo todo é essencial. San Pedro está à 3000 metros acima do nível do mar, então, ficamos cansados e ofegantes sempre que estamos andando.
O Deserto de Atcama está localizado no Norte do Chile. A porta de entrada é através de Calama, à 3 horas de voo de Santiago. De lá, são mais 1 hora e meia de carro até San Pedro de Atacama. O povoado possui quase 4000 habitantes e alguns restaurantes renomados. É partir dessa pequena cidade que você vai visitar deserto, salinas, vulcões, geyseres e fontes termais.
Vale de la Luna
Nosso primeiro passeio foi pelo Vale de La Luna que está muito mais pra Marte que pra Lua. É um dos mais perto de San Pedro, apenas 14 km, 30 minutos de carro. São dunas de areia intactas, formações rochosas, coloridas, milenares, em forma de anfiteatro, Santo Antonio, 3 Marias, tudo esculpido pelo vento e pelo tempo. Por mais que não tenha nenhuma presença de vida, nenhuma arvore ou planta, ainda sim, é simplesmente intrigante e maravilhoso.
Thermas de Puritama
As Termas de Puritama são piscinas escalonadas de águas quentes sulfurosas ricas em minerais, estão localizadas à 28 Km de San Pedro, meia hora de carro. A temperatura da água varia entre 25º e 30ºC em qualquer época do ano. Por mais que esteja frio, e estava, é imperdível aproveitar a água quentinha. Chegamos lá com temperatura de 8 graus e não tivemos nenhuma dificuldade para curtir as termas. A temperatura da água consegue dar uma amenizada na temperatura do ambiente. A permanência no local é de 2 horas e esse tempo passa sem a gente perceber. Por muitos anos, as Termas de Puritama foram reservadas apenas para moradores, mas hoje conta com uma infraestrutura básica com passarelas de madeira e vestiários para todos os turistas. É um dos passeios mais relaxantes para se fazer por lá.
Lagunas Escondidas de Baltinache.
Estávamos super ansiosos pra fazer esse passeio. As fotos das lagunas de cor azul turquesa que sempre vemos na internet, são fascinantes, pessoalmente são mais bonitas ainda. As lagunas ficam a 59 km de distancia de San Pedro, fizemos nosso passeio na parte da tarde. O horário foi perfeito, já estava vazio e as lagunas foram praticamente só nossas. A temperatura da água é de 3 graus e a concentração de sal 7% a mais que o mar. Essa concentração a mais, é suficiente pra manter seu corpo boiando sobre a água e para evitar qualquer contato com os olhos e nariz, nada de movimentos bruscos na água. No primeiro contato com a água, a vontade que dá, é de não entrar, mas é bom vencer os limites que nós mesmos nos impomos e curtir a água. Logo logo o corpo se ambienta com a temperatura.
Rota dos Salares
Esse passeio é um dos mais bonitos. É só contemplação durante todo o percurso. No total serão percorridos 103 km e altitude máxima de 4800 mts acima do nível do mar. Aqui o organismo realmente sente o peso dessa altitude. Nossos movimentos precisam ser lentos, caminhar devagar. Pra se ter uma idéia, mastigar cansa, imagina caminhar apressado. Logo no inicio do passeio, a primeira parada é perto do Vulcão Lincancabur, foi extramente emocionante ver um vulcão tão de perto. Depois brincamos de deslizar na laguna congelada, fiquei com medo (imagina se o gelo racha), mas de novo, venci meus limites. A ultima parada é no Salar de Tara, onde estão os Monjes de La Pacana, as vicunhas e até raposas, lagunas, enfim...
Essas são apenas algumas das atrações do Atacama, no total são em torno de 15. Fizemos algumas mais, como o Tour Astronômico e o Vale do Arco Iris. Nosso pacote foi com 5 diárias, deu pra ver muita coisa, mas não tudo. No que diz respeito ao Atacama, tudo é imperdível e merece ser visto, experienciado, se você resolver conhecer esse lugar maravilhoso, e puder ficar 10 dias, não hesite, com certeza vai valer pena. Mas vou resumir um pouco pra te deixar curioso ou curiosa sobre as outras atrações. Querendo conhecer o Atacama, não deixa de falar conosco.